facebook tweets insta Pint blog

segunda-feira, 18 de abril de 2016




O hand-stripping – a tosquia oficial

Este tipo de pelagem é alcançado com o “hand-stripping” – e SO.MEN.TE com ele. Stripping é uma palavra inglesa que significa “retirar totalmente”, ou seja, arrancar o pelo pela raiz.  A tosquia é feita quando o pelo alcança certo tamanho e já está “morto”, ou seja, retira o pelo que cairá de qualquer forma.  O processo é indolor para o cão, pois arranca somente o pelo que já está prestes a cair (mais isso depende da técnica tá gente!).
É claro que cães não acostumados irão estranhar o processo, pois é  mais demorado que a tosquia à máquina e exige muito mais paciência do cão em cima da mesa.
Há groomers que deixam a pelagem no “zero”, ou seja, arrancam todos os pelos, deixando a pele à mostra. Mas não há necessidade, pois o efeito duro da pelagem, pode ser alcançado com ciclos de tosquia. Esse processo em ciclos é chamado de “rolling”, que numa tradução livre, seria como deixa o pelo “rolar”, renovar a pelagem aos poucos.
A vantagem do hand-stripping:

Uma vez cortado, o sub-pêlo que deveria sair, morre no folículo e fica "entalado", ou seja, não sai. em pouco tempo, novo pêlo vai nascer nos mesmos folículos onde ainda está o velho. 

Qual é o problema disto? 

- Problemas de saúde associadas à pele (maior armazenamento de poeiras e sujidade, menor arejamento da pele, seborreias graves, prurido, desconforto, calor, lesões, foliculítes, entre outras dermatites)

- O pêlo fica completamente descaracterizado porque perde a textura típica. Como o sub-pêlo aumenta significativamente, ao longo das tosquias o sobre-pêlo desaparece, para dar lugar apenas a sub-pêlo. Ou seja, o cão fica com aspecto de caniche, o pêlo torna-se encaracolado, fofo, fino, baço e a cor desvanece. A cada tosquia, a quantidade de sub-pêlo aumenta sucessivamente, portanto, o estado agrava a cada tosquia que se faça. O pior é que chega a um ponto em que é mesmo muito difícil recuperar.

- Dificuldade maior de manutenção. O pêlo encaracolado e com demasiado volume tem tendência a emaranhar-se mais facilmente, criando nós e rastas, e torna-se mais difícil de escovar."

Veja foto abaixo o resultado do hand-stripping em variadas raças:











Sem comentários:

Enviar um comentário